quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aula 5

29/09/2015

Escolher um quadro do Renascimento para a execução do trabalho em Photoshop e enviar um mail para o professor sobre o quadro escolhido.

Excercícios em AutoCad:

Tabuleiro de Xadrez



Com este exercício pretende-se aprender as noções de reflexão, translação e rotação no programa




Começando por criar duas layers, a uma delas chamamos de brancas e a outra de pretas




-Na layer Brancas desenhamos um quadrado, recorrendo ao comando SOLID, inserimos as coordenadas dos pontos que queremos que formem o quadrado (0,0 0,1 1,0 e 1,1)




O comando ZOOM - Extend serve para aumentar a aparência do quadrado




Para criar a primeira fila de quadrados usamos o comando ARRAYclassic. Seleccionando o quadrado (na barra de comandos - select objects: "last" - enter), ajustámos os valores (Rows: 1  Columns: 4  Row Offset: 1  Columns Offset: 2)





Para replicar esta fila, utilizamos o comando COPY - All e colocamos a cópia no lugar correto





Para fazer o resto do tabuleiro voltamos a utilizar o comando ARRAYclassic, seleccionando o quadrado (na barra de comandos - select objects: "all" - enter) e ajustamos os valores (Rows: 4  Columns: 1  Row Offset: 2  Columns Offset: 1)






Para fazer os outros quadrados pretos que faltam utilizamos o comando MIRROR, de modo a preencher os espaços vazios (na barra de comandos - select objects: "all" - enter). Escolher o eixo ao centro (na barra comandos - specify first point or mirror line: seleccionar o meio)





Para colocar os quadrados pretos na layer "Pretas", e para mudarmos a cor desses quadrados, utilizamos o comando CHPROP (change properties) p (previous) (para selccionar os quadrados que tinhamos seleccionado no ponto anterior, aqueles que vieram preencher os espaços vazios) - Layer - Pretas (nome dado) - enter - Color - black 







Agora temos um tabuleiro de xadrez, em que os quadrados pretos estão numa layer e os brancos estão noutra.

Se quiséssemos realizar este processo de uma maneira mais rápida podíamos escrever todos os comandos de seguida. Podemos recorrer a um editor de texto. Resumidamente, escrevemos todos os comandos que executámos e as coordenadas respectivas de modo a que o programa os reconheça



Ao copiar esta informação para a barra de comandos, e seleccionado enter, vamos obter o mesmo resultado que obtemos quando fizemos o exercício passo a passo. 



Se quiseremos rever o que fizemos, ao clicar na tecla F2, vemos o histórico dos comandos.




Construção de uma planta

Neste exercício criámos um espaço, subimos as suas paredes e construimos um telhado.


Primeiro, para criar um rectângulo que será a base da planta, usamos o comando REC e as coordenadas 0,0 e 3,2



Para se fazer a espessura das paredes usamos o comando OFFSET - 0.35 - seleccionamos o rectângulo - escolhemos o rectângulo interior



Criámos 3 linhas para dividir as paredes, onde mais tarde iremos fazer as portas. Usamos o comando XLINE - v (vertical) e colocamo-la na aresta do lado esquerdo do triângulo interior. 



Para se fazer as outras linhas usamos o comando OFFSET. 
Para a primeira linha, inserimos o valor 0.1 e seleccionamos essa linha. Depois disto podemos escolher que lado fixar a linha, escolhemos o lado direito.



Para a outra linha repetimos o método, mas desta vez com o valor 0.6 e seleccionando a linha que resultou do último comando. 
Fixamos novamente a linha do lado direito. Para a última linha repetimos tudo, só que desta vez com o valor 0.7.


Criamos uma nova layer para construirmos as paredes. Para se criar as paredes, temos de seleccionar os pontos, e fechar a forma. Utilizando o comando PL. Seleccionamos os pontos pretendidos carregando enter.



Congelamos a layer 0- Para subir as paredes usamos o comando Extrude , enter , seleccionamos as duas partes desenhadas , enter , inserimos o valor 2.5 , enter.



Temos de alterar o modo de visualização de 2D Wireframe para Realistic



Para desenhar a viga da portas usamos o comando PL, seleccionamos os pontos que constituem o rectângulo superior da forma da porta  e carregamos  enter. 



Recorrendo ao comando Extrude novamente, seleccionamos esse rectângulo , enter , e inserimos o valor -0.5 , enter.



Fazemos o mesmo para a janela e no fim adicionamos a parte de parede que falta. Copiamos o paralelepipedo que usámos para a viga (comando Copy - seleccionamos o objecto) e arrastamo-lo para o local pretendido -e carregamos enter.



Agora, para criar um telhado em forma de prisma triangular, criámos um novo rectângulo sobre a construção que já temos. Usamos o comando Rec e seleccionamos dois vértices duma diagonal do rectângulo superior da nossa construção. Para fazer subir o rectângulo, Extrude , enter , seleccionamos o rectângulo , 1 e carregamos enter.





Mudamos a cor do telhado



Para se criar o telhado usamos o comando Slice - enter - seleccionamos o objecto e escrevemos 3points na barra de comandos. Seleccionam-se os dois ponto de baixo do paralelepipedo e para seleccionar o 3º ponto, na face superior, escrevemos Mid na barra de comandos , enter , e seleccionamos esse ponto , e carregamos enter .



E repetimos o mesmo processo para o outro lado do telhado, finalizando o projecto.







Sem comentários:

Enviar um comentário